Temos à sua disposição as valências de Creche, Jardim de Infância, C.A.T.L. e Salas de Estudo, distribuídas por 3 pólos distintos, completamente remodelados.

É de salientar, que no edifício da secretaria existe uma ludoteca e uma sala que normalmente é utilizada para as reuniões da equipa educativa da instituição.

No pólo do C.A.T.L., além das salas de estudo podemos encontrar um Atelier de Artes onde todas as crianças da instituição podem usufruir de actividades de expressão plástica, promovendo assim o desenvolvimento da sua criatividade.

No rés-do-chão do edifício do jardim-de-infância, funciona o refeitório e o ginásio, tendo também casas de banho. No 1º andar podem ser encontradas 9 salas, distribuídas pelas diferentes faixas etárias, nomeadamente os 3, 4 e 5 anos.
Em todos os pólos existem casas de banho quer para adultos quer para as crianças e existe também contiguidade em quase todas as salas o que permite a interacção entre as mesmas.

Quanto a Espaço Exterior, a Fundação Couto conta com um jardim no centro da instituição, sendo que na área circundante existem outras áreas relevantes e que têm como finalidade proporcionar às crianças atividades ao ar livre.

Segundo Hohmann, “O tempo de exterior permite às crianças expressarem-se e exercitarem-se de formas que habitualmente não lhes são acessíveis nas brincadeiras de interior”, e assim, o recreio permite que as crianças “respirem ar fresco, absorvam vitaminas do sol, exercitem o coração, pulmões e músculos e vêem horizontes mais abertos” (2004:433).

Este espaço proporciona ainda um contacto direto com a natureza, na medida em que, possui árvores, plantas, etc..

Quanto ao equipamento deste espaço, podemos dizer que é variado e como exemplo disso, temos o parque onde as crianças podem brincar no escorrega, na casinha, etc., mostrando-se enriquecedor para o desenvolvimento de atividades lúdicas.

Segundo Helena Cardoso de Menezes (1998:34), “Os pátios exteriores nos estabelecimentos do pré-escolar são, por excelência, espaços de brincadeira onde as crianças soltam toda a energia armazenada durante as actividades em sala"